Tema: O uso da informática na vida profissional.
Justificativa
Um dos maiores desafios desde novo milênio e democratizar a informação, possibilitando o desenvolvimento de toda sociedade. Este desafio encontra alguns obstáculos como, por exemplo, o domínio de técnicas de informática, associando-as a uma visão ética do mundo.
Público-Alvo
Alunos a partir de onze anos.
Objetivos
O projeto de Informática apresenta a proposta de levar conhecimento de informática as crianças e adolescentes, tendo como intuito educar e abrir possibilidades de inserção dos alunos no mercado de trabalho.
Desenvolver atividades voltadas à informática e acesso ao pacote de Office, Editor de Textos (Word), Editor de Planilhas (Excel) e Editor de Apresentação ( Power Point).
Oferecer ferramentas que possibilite ao aluno a desenvolver seu próprio currículo e atividades que são desenvolvidas no computador;
Ampliar possibilidades de inserção do público-alvo no Mercado de Trabalho, uma vez que trabalhar noções básicas de Informática; pré-requisito hoje, para quem deseja ingressar no mercado competitivo e informatizado que a nova ordem determina;
Apresentar as formas de construção do conhecimento, através do uso adequado das novas tecnologias da informação e de comunicação.
Metodologia
1º momento
Levar o aluno a conhecer o computador por si próprio utilizando os jogos e outros recursos que o computador oferece.
2º momento
Aula teórica
3º momento
Exercícios e textos voltados para a Cidadania ou assuntos polêmicos da
atualidade.
4º momento
Dúvidas da aula
Formas de Avaliação
Contínua, levando o aluno a refletir sobre a importância da informática na vida profissional de um cidadão.
Referências Bibliográficas
LEVY, P. As tecnologias da Inteligência. Ed. 34, S.P. , 1997.
MACEDO, L. Ensaios Construtivistas. Casa do psicólogo, 2º Edição. 1994. PIAGET J. Biologia e conhecimento. Vozes, Petrópolis, 1973.
PIAGET. J. O nascimento da inteligência na criança. Zahar, Rio, 1982. 10. PIERS, 1977.
PIAGET. J. INHELDER, B. A Psicologia da Criança. Ed. Bertrand Brasil. RJ, 1995 (14º edição)
RAMOZZI-CHIAROTINO, Z. Psicologia e epistemologia genética de Jean Piaget. EPU, São Paulo, 1988.
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