quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

PROJETO DE TRABALHO

•Tema:Poesia

Disciplinas: Língua Portuguesa, História e Arte.
Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental: 4º e 5º
Mês: Março
Duração: 15 dias

•Objetivos: Estimular o apreço pela poesia, conhecer a vida e a obra de Castro Alves e Machado de Assis, aguçar a expressão oral e a representação corporal, desenvolver as percepções auditiva e visual, a atenção, a concentração e a linguagem oral.
-Ampliar a linguagem oral com a poesia, desenvolver a expressão escrita em verso e trabalhar os conceitos de rima e de estrofe.

•Metodologia
- Apresentação e leitura da biografia de Castro Alves e Machado de Assis.
-Vamos reescrever?
.Materiais: canetinha coloridas, folha pautada, lápis preto, papel colo set, poemas diversos.
.Colocando em prática.
- Divida a classe em grupos de 2 a 4 alunos e leia alguns poemas.Aproveite para ensinar as crianças a declamar com entonação, pausa e ritmo.Entregue uma folha com os textos lidos anteriormente e peça que substituam determinadas palavras e versos por outros de criação própria, reescrevendo-os de forma coletiva.Então, elas devem reproduzir a obra no papel color set e colá-la em uma das paredes da sala de aula.
-Gincana
.Colocando em prática.
Divida a classe em grupos de 3 a 5 alunos e diga-lhes que irão participar de uma gincana.Então, dê a cada integrante das equipes quatro envelopes com as tarefas a serem cumpridas no decorrer da semana.Assegure-se de que todos entenderam as ações que deverão ser executadas, tanto em sala de aula como em casa, com a ajuda dos pais.Ressalte que estas valem determinado número de pontos, que só será ganho pela equipe em que todos os participantes finalizarem corretamente a dinâmica.Ao fim da atividade, faça a correção e some a pontuação de cada time.Quem vencer ganha um prêmio estipulado pelo professor, que pode ser doces ou brinquedos.

Sugestões de tarefas
•Traga uma poesia que fale sobre animais. (10 pontos)
•Procurar em casa e trazer um livro sobre Castro Alves.
Redija um poema e uma pequena biografia dele. (20 pontos)
•Pesquise um autor brasileiro que escreva livros para crianças. (20 pontos)
•Recite uma poesia em sala de aula, com ênfase e entonação apropriadas. (50 pontos)
-Sarau
.Colocando em prática.
Dias antes da realização desta atividade, peça que os alunos pesquisem em casa, com a ajuda dos pais, um poema. Logo após, devem redigir o material em folha de papel sulfite,colocar o nome e levar os trabalhos para a escola.Na data da dinâmica, recolha todos os textos e coloque-os em uma caixa de papelão encapada previamente.Solicite às crianças que definem uma ordem para que, uma a uma, sorteie um papel e leiam-no em voz alta para a classe.Quando as poesias acabarem, a turma escolhe aquela com a qual mais se identificou e cada aluno faz um desenho relacionado à obra.Por fim, devem organizar um mural com as produções.

•Culminância
Apresentação de um Sarau de Poesia na sala de aula.


•Avaliação
Contínua com registro das atividades durante o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário